Ações sobre o Agosto Lilás estão sendo realizadas em colégios de Salvador, Xique-Xique e Igrapiúna
- Colégio Lomanto
- 15 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) viabiliza, de quarta (14) a
sábado (17), uma sequência de ações referentes ao Agosto Lilás, mês destinado à conscientização e prevenção à violência contra a mulher, em Salvador, Xique-Xique e Igrapiúna. O projeto inclui atendimento psicossocial e jurídico às mulheres, palestras, rodas de conversa e, dentre outras ações, a distribuição de material educativo do programa “Oxe, me respeite!” de prevenção e enfrentamento aos variados tipos de violência de gênero; Nesta quarta-feira (14), a Unidade Móvel da SPM chegou em Xique-Xique, a qual permanecerá até a sexta-feira (16), no Colégio Estadual Professora Gildete de Souza Viana. Além dos atendimentos, uma roda de conversa será realizada, a respeito da Lei Maria da Penha, nesse bate-papo as mulheres serão orientadas de como perceber o ciclo de violência doméstica, formas de proteção e como realizar denúncia nos órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, tais como:
: Ronda Maria da Penha; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM)
; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
; Disque 180 e Disque 190. Já na quinta-feira (15), ainda em Xique-Xique, a SPM vai participar do Seminário Integrativo de Políticas Públicas para Mulheres, no Centro
Territorial de Educação Profissional (CEEP) em Recursos Naturais do Centro Baiano, das 9h às 13h, impulsionado pela Bahiater. No sábado (17), a Unidade Móvel estará na Praça Marco Zero, no município de Igrapiúna, das 9h às 17h. Em Salvador, nesta quarta-feira (14) a SPM apontou o procedimento da Casa da Mulher Brasileira no decorrer da atividade do Agosto Lilás da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional da Bahia. Já na quinta-feira (15), será
realizada, na sede da SPM, a 5.ª formação para atendentes do SAC Móvel, visando capacitar as profissionais para poderem identificar, acolher e orientar as mulheres vítimas de violência. No decorrer da formação, os temas abordados são: divisão sexual do trabalho, relações sociais e identidade de gênero.
As assistentes do SAC Móvel também são orientadas sobre os tipos de violência de gênero: doméstica, sexual, política, psicológica, moral, obstétrica, patrimonial e importunação sexual e a respeito da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Fonte: site escolas.educacao