top of page

Flifs 2023: Festival Literário de Feira de Santana Celebra Cultura e Educação com Temática Feminina


FOTO: DIVULGAÇÃO/ SITE jornalgrandebahia.com


A 17ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) começou com grande estilo, unindo literatura e samba de roda em sua abertura. O evento teve início nesta terça-feira (27), na Praça Padre Ovídio, bem no coração da cidade. Entre os presentes, estava o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado por Bruno Monteiro, secretário de Cultura, e outros membros do governo. Todos prestigiaram as estandes de livros e cordéis, além do show vibrante da banda Quixabeira da Matinha, um grupo de samba de roda local.


O governador destacou a importância do festival: “Essa é uma festa literária que, na Bahia e no Brasil, filtra várias outras. No começo, era uma coisa muito inovadora e hoje muitas das metodologias de leitura e escrita saem daqui e vão para as escolas, com o estímulo à criação de clubes de literatura, por exemplo. Por isso, também temos incentivado a leitura através do vale-livro nas escolas, para que os alunos e professores possam desfrutar da oportunidade de adquirir livros nas feiras literárias”.


Entre os entusiastas do evento estava Beatriz Ferreira, estudante de psicologia e apaixonada por livros. Ela não perdeu tempo e foi logo no primeiro dia para garantir os melhores títulos. “Eu venho logo no primeiro dia, para conseguir alguns livros, que é quando tem tudo. Pensei logo: vou lá caçar. A Flifs é incrível. Valoriza a cultura. Eu venho todo o ano”, comentou animada.


O Governo do Estado investiu R$ 24 milhões na realização de 81 festejos, feiras livres e festivais literários. Bruno Monteiro, Secretário da Cultura, ressaltou que esses investimentos no programa 'Bahia Literária' têm como objetivo a transformação social por meio da educação e da cultura. “Nosso foco é a transformação social e, para isso, a educação e a cultura são fundamentais. Por isso, ganhamos de forma tão integrada, entendendo o papel essencial da cultura na educação e da educação na cultura, especialmente para a formação de uma nova geração de leitores, de escritores, e de seres humanos que se reconheçam nas suas identidades, conheçam as suas histórias e podem ser donas de sua própria trajetória”.


A Flifs se estende até domingo (1º), com o tema ‘Narrativas femininas’. Além da Praça Padre Ovídio, o festival ocorre em espaços como a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Sesc Feira e escolas municipais e estaduais. A programação é rica e diversificada, incluindo lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações musicais, saraus, fanfarras e atividades infantis focadas em histórias de resistência femininas.


FONTE: SITE DA SEC 


bottom of page