top of page

Brasileiros voltam algemados após deportação dos EUA




A chegada de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos virou um episódio de resistência e acolhimento na noite deste sábado (25), em Minas Gerais. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, trazendo as famílias que viveram momentos tensos nos últimos dias.


A recepção contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, a pedido do presidente Lula.

O caso tomou proporções ainda maiores quando foi revelado que, durante o transporte em uma aeronave norte-americana, os brasileiros estavam algemados. A situação veio à tona após o avião fazer uma parada em Manaus (AM), na sexta-feira (24), e a Polícia Federal intervir imediatamente, exigindo a retirada das algemas por respeito à soberania brasileira.


“Cada país pode ter sua política migratória, mas desrespeitar direitos humanos nunca será aceitável”, declarou a ministra Macaé, reforçando a indignação sobre o tratamento dado aos passageiros. “O que aconteceu foi uma violação inaceitável dos direitos dos brasileiros”, completou.


Erionaldo Santana, um dos deportados, contou como foi a experiência: “A gente foi preso e algemado lá nos Estados Unidos, e quando chegamos no Brasil, continuamos com as algemas. Só depois que a Polícia Federal interveio é que eles tiraram”.

Esse episódio deixa claro que, aqui no Brasil, respeito aos direitos humanos não é opcional. A ação do governo deixou um recado importante: ninguém será tratado com desrespeito, especialmente em território nacional.


bottom of page