Síria em transição: oposição define novo governo após queda de Assad
- Colégio Lomanto
- 10 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Foto: divulgação/ansabrasil.com
Mohamed al-Bashir, presidente do Governo de Salvação, foi designado para liderar a formação de um governo de transição após a queda do ditador Bashar al-Assad, que abandonou o país. A administração será fundamental para evitar que a Síria mergulhe em um estado de caos.
Nesta segunda-feira (9), líderes de diferentes frentes oposicionistas se reuniram em Damasco. Entre eles estavam Ahmed Al Sharea (Abu Mohamed al Jolani), chefe da Organização para a Libertação do Levante (HTS); o primeiro-ministro Mohamed Ghazi al Jalali; e o próprio al-Bashir.
Embora o Governo de Salvação e a HTS desempenhem papéis centrais na região de Idlib, há um consenso entre líderes da oposição, como Hadi Al Bahra, presidente da Coalizão Nacional Síria, de que o governo de transição deve ser civil e livre do extremismo.
A televisão síria, agora controlada pela oposição, enfatizou que a transição busca garantir estabilidade e proteger os direitos humanos, enquanto diferentes facções se organizam para impedir desordens no pós-Assad.
O futuro da Síria está em um momento decisivo, com a oposição traçando um caminho que equilibra estabilidade e renovação, em meio às incertezas de um cenário político fragmentado.
Fonte: gazetadopovo.com.