Descubra Salvador: 8 curiosidades e gírias que revelam a alma da Bahia
- Colégio Lomanto
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: divulgação/ site voali.com.
Salvador, capital da Bahia, é uma cidade que encanta com sua rica história, diversidade cultural e belezas naturais. Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e, até hoje, preserva um legado único que reflete a influência das culturas africana, indígena e portuguesa. Com suas ruas de paralelepípedos, igrejas majestosas e uma vibrante cena musical, Salvador é um verdadeiro caldeirão de tradição e modernidade. Neste espírito, apresentamos uma lista de curiosidades que revelam a essência dessa cidade fascinante, cheia de histórias para contar e experimentar.
8 CURIOSIDADES DA CIDADE.
Salvador é a única cidade do Nordeste no ranking IESE Cities in Motion Index, o qual classifica as cidades mais inteligentes (smart cities) do mundo.
A cidade de Salvador recebeu esse nome em homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, em referência à religião dos colonizadores portugueses, que eram católicos. Seu nome completo é São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
Salvador foi a segunda cidade do país a ter um shopping center, sendo este o Shopping da Bahia, inaugurado em 1975 pela empresa Aliansce. O espaço foi o primeiro centro de compras do estado e é atualmente o segundo maior, tanto em tamanho quanto em número de lojas.
A cidade não foi descoberta por Tomé de Sousa. O navegador florentino Américo Vespúcio foi quem descobriu a Baía de Todos os Santos e foi a primeira pessoa a chegar à região, no ano de 1501. E Tomé de Sousa? Ele foi o fundador da cidade, estabelecida em 29 de março de 1549. Também foi o primeiro governador-geral do Brasil.
Encontra-se no Guinness Book, por meio do reconhecimento do Carnaval da cidade como a maior festa popular do mundo. O reconhecimento foi feito em 2005.
Possui 372 igrejas. Sim, 372. A abundância de igrejas está associada à história da cidade, que foi uma amplificação de Portugal e trouxe a doutrina da Europa para o Brasil. A Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica para o povo baiano.
A capital instituiu a primeira escola de nível superior do Brasil, a Escola de Cirurgia da Bahia, em 18 de fevereiro de 1808. Hoje em dia, é a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Baiano não nasce, ele estreia. Isso porque a capital segue sendo berço de muitas artes. Escritores da nova geração têm ganhado leitores de todo o país e movimentado a cena literária no Brasil.
O que não pode faltar na conversa de um bom morador soteropolitano são as gírias, afinal, quando se trata de dialetos, o baiano é barril.
VEJA A LISTA DE ALGUMAS GÍRIAS MAIS COMUNS NO DIA A DIA DO BAIANO.
“Barril”
“Se pique”
“Lá ele”
“Crocodilagem”
“Viu”
“Bater um baba”
“Migué”
“Brocou”
“Bora”
“Paletada”
“Não comer reggae”
“Largar o doce”