top of page

O Mais Futuro e CNH gratuita para estudantes sofre reajuste pelo Governo da Bahia

Atualizado: 14 de ago. de 2024


Foto: Joá Souza GovBA


Durante uma ação realizada nesta segunda-feira (12), na Biblioteca Pública do Estado, localizada nos Barris, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues comunicou uma série de ações direcionadas à juventude baiana. Entre as iniciativas estão a correção dos valores pagos pelo Programa Mais Futuro, voltado à continuidade dos estudantes de nível superior nos seus cursos de graduação, e a assinatura de um novo Projeto de Lei (PL) que desenvolve programas de incentivo à habilitação para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O PL será remetido pelo chefe do executivo baiano à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a sugestão de ampliar as oportunidades de jovens com acesso à Carteira Nacional de Habilitação.


A coordenadora Larissa Lima, da Juventude da SEC, comentou a respeito da estabilização de políticas públicas para a Juventude no Estado da Bahia, em suas falas, demonstra gratidão aos responsáveis pelo planejamento e salienta a importância desta iniciativa. “Minha fala é a de gratidão ao governador Jerônimo e à secretária Rowenna por acreditarem na juventude baiana ao promover programas e projetos estruturantes que beneficiam a juventude e a coloca num lugar de protagonismo. Temos vivido hoje, na Educação, não só a execução de ações que possibilitam, por exemplo, o acesso e a permanência do jovem na universidade, mas também a transformação de vidas, graças à sensibilidade do Governo da Bahia”.


A partir de agora, os padrões atribuídos aos estudantes que integram o Mais Futuro, programa do governo estadual, passarão a valer R$ 400 e R$ 800, conforme o perfil do estudante beneficiado que esteja nos critérios. A política pública beneficia alunos das quatro instituições estaduais de Ensino Superior — Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) — em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do auxílio financeiro para a manutenção dos seus estudos.


De acordo com informações do site da SEC, “o crédito ocorrerá durante oito meses do ano para o estudante beneficiário do Perfil Básico e por 12 meses do ano para o beneficiário enquadrado no Perfil Moradia. Poderá, excepcionalmente, ser acrescido o crédito de até quatro meses do ano ao estudante beneficiário do Perfil Básico, desde que comprovada situação de ameaça à sua permanência na universidade, nos termos do Inciso lll do Art. 6º da Lei n.º 13.458/2015, alterado pela Lei n.º 14.360 de 1° de setembro de 2021".


bottom of page